top of page
  • Foto do escritorRicardo Rosa

Para que serve um dashboard?

Com o avanço de ferramentas mais acessíveis de BI (business intelligence) e Analytics como o Power BI da Microsoft® e o Data Studio da Google®, os dashboards estão se tornando ferramentas cada vez mais difundidas no ambiente empresarial. Mesmo assim, vez por outra nos deparamos com gestores que nos perguntam: mas para que serve um dashboard?


Aqui na Vidya, nós desenvolvemos dashboards com diferentes finalidades para os nossos clientes, mas de forma geral podemos dividir em dois grupos principais:


• Gestão empresarial

• Exploração dos dados


Gestão empresarial: Os dashboards criados para gestão são especialmente desenvolvidos para atender a necessidade dos gestores de acompanhar os principais indicadores das suas áreas ou da empresa como um todo. Um exemplo comum é o comparativo entre valores orçados e realizados.

Nesse exemplo, o gestor consegue acompanhar diariamente o quanto está se aproximando da sua meta de faturamento no mês. E o melhor, é possível automatizar esse processo conectando a ferramenta de BI ao banco de dados da empresa para trazer o faturamento realizado. Caso a empresa não tenha o orçamento salvo no banco de dados, também é possível usar uma planilha com os dados do orçamento para conectar ao BI e assim levar essa informação para o dashboard.


Exploração dos dados: Esse tipo de dashboard serve na verdade como uma etapa dentro do que chamamos aqui na Vidya de “trilha do data viz”.

Essa trilha tem início na coleta dos dados e termina com a comunicação das descobertas ou aprendizados ao público-alvo dessas informações. Iremos cobrir a trilha do data viz em mais detalhes futuramente, mas por hora é suficiente dizer que a etapa de exploração dos dados é o momento em que buscamos olhar para os dados sob diferentes ângulos objetivando descobrir algo novo ou confirmar uma hipótese.


Essa exploração é particularmente útil na análise de uma pesquisa de mercado ou mesmo de uma pesquisa acadêmica. Através do dashboard, o usuário pode selecionar uma resposta específica à uma pergunta e enxergar instantaneamente como essas pessoas responderam outras questões. Além disso, é possível cruzar diferentes filtros das características sociodemográficas dos respondentes e assim navegar entre os dados em busca de novos insights.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page